TESTE DE ESTANQUEIDADE

O teste de estanqueidade é um ensaio, normalizado pela ABNT, que identifica se há vazamento em uma tubulação de gás. O laudo do teste, acompanhado da ART, é um dos documentos exigido pelo Corpo de Bombeiros quando há exigências para um prédio.

O teste de estanqueidade também pode ser feito apenas para identificar se há vazamento e quantifica-lo, contribuindo para a decisão sobre a forma de reparo mais indicada.

Durante o teste, a tubulação é pressurizada com ar ou o próprio gás, na mesma pressão da rede de gás da concessionária, e assim mantido por um tempo normalizado, medindo-se, através de manômetros de coluna d’água, a pressões inicial e final. O gás perdido neste intervalo é reposto por um instrumento (GarrafLit) calibrado, o que permite medir o vazamento.

O diagnóstico de um vazamento evidencia a responsabilidade de quem avalia, garantindo não estar condenando tubulações sem vazamento, imputando custos desnecessários ao cliente, ou não condenando as que vazam, contribuindo para uma situação de risco.

Nossos testes são acompanhados pelo engenheiro responsável e supervisionados por técnicos com registro no CREA.